História da Instalação da Câmara Municipal de Candeias do Jamari

por Interlegis — última modificação 02/12/2021 02h31

O Poder Legislativo do Município de Candeias do Jamari, foi instalado  através da Lei N°.363 de 13 de fevereiro de 1992. Em 01 de Janeiro de 1993  foi realizado na sede provisória da Câmara, situado a rua Zacarias Vicente  dos Santos, a Sessão Solene de posse dos vereadores eleitos para a  primeira legislatura.

O vereador Ivo Milan, tendo sido o mais votado em 03 de outubro de 1992, e em cumprimento ao disposto nos artigos 7º e 8º do regimento interno da Câmara Municipal de Porto Velho, assumiu a presidência interinamente e chamou o vereador Euvaldo Ribeiro para secretariar os trabalhos de posse e na sequência a eleição da composição da mesa diretora.

Sendo eleitos para mesa diretora Lindomar Garçon- Presidente, Pedro Torres de Castro- Vice-Presidente, Euvaldo Ribeiro -1º Secretário, Antônio Domingos Batista- 2º Secretário e Ivo Milan- 3° Secretário.

A Câmara não tinha sede própria, e teve inúmeros endereços, sendo eles: a rua Zacarias Vicente dos Santos, Marechal Rondon, Duarte da Costa e por fim, ficou um ano na Sede do Batalhão de Polícia Ambiental localizada nas margens da BR 364.

Em 21 de abril de 2001 foi inaugurada a Sede própria da Câmara Municipal de Candeias pelo presidente Pedro Costa Beber, situada a rua Tancredo Neves, bairro União.

Fizeram parte da primeira Legislatura os vereadores: Lindomar Garçon, Pedro Torres de Castro, Antônio Domingos Batista, Cláudio Ramalhães Feitosa, Sebastião Luiz Pereira, Euvaldo Ribeiro França, Ivo Milan, Evandro Ferreira Sales, Maria do Carmo dos Santos- Suplente, Maria Aparecida de Oliveira- Suplente e Ivomar Alves de Souza -Suplente.